A deputada federal Yandra Moura (União-SE), coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na PolĂtica e presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE), participou da reunião da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de GĂȘnero (FEMM), em associação com a Delegação para as Relações com o Brasil (D-BR), no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Durante sua fala, Yandra agradeceu o espaço de diĂĄlogo com os parlamentares europeus e destacou o trabalho do Observatório Nacional da Mulher na PolĂtica. Ela ressaltou os trĂȘs eixos de atuação do Observatório, com destaque para o monitoramento da violĂȘncia polĂtica de gĂȘnero. Um dos exemplos mais graves Ă© a disseminação de deep nudes, imagens falsas geradas por inteligĂȘncia artificial, que simulam nudez sem o consentimento das vĂtimas.
Yandra foi relatora do projeto de lei, aprovado recentemente pelo Congresso Nacional, que criminaliza a produção e o compartilhamento desse tipo de conteĂșdo. "Combater a violĂȘncia polĂtica de gĂȘnero, especialmente no ambiente digital, Ă© essencial para garantir que mais mulheres possam participar da polĂtica de forma livre e segura. Essa Ă© uma luta que não Ă© só nossa, Ă© pela democracia", afirmou Yandra.
Durante a visita à BĂ©lgica, a deputada tambĂ©m apresentou o novo projeto de parceria entre o Observatório e a União Europeia, no âmbito dos DiĂĄlogos Setoriais. A iniciativa prevĂȘ ações de pesquisa e conscientização sobre a participação feminina na polĂtica e o combate à violĂȘncia polĂtica de gĂȘnero no ambiente digital, com foco nas eleições de 2026.
Yandra ainda adiantou que estão em curso tratativas com o Centro de InteligĂȘncia Artificial e Aprendizado de MĂĄquina da USP para a criação de um protocolo de apoio às vĂtimas de deep nudes, com o objetivo de facilitar denĂșncias e coibir a disseminação desse tipo de material.
Durante a missão, a deputada se reuniu com a vice-presidente do Parlamento Europeu, eurodeputada Christel Schaldemose, para tratar de possĂveis parcerias para o Observatório. TambĂ©m dialogou com o eurodeputado Helder Sousa sobre os trabalhos da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.
Assessoria Parlamentar