Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Bastidores do Poder

Pressão política pode levar à saída de Rodrigo Valadares da relatoria na CCJ

Segundo fontes da imprensa nacional, Motta avalia que o atual relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), não possui a isenção necessária para conduzir a análise da proposta


Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), estuda substituir o relator do projeto de lei que prevê a anistia dos condenados pelos atos de 8 de janeiro. Segundo fontes da imprensa nacional, Motta avalia que o atual relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), não possui a isenção necessária para conduzir a análise da proposta, e busca um nome que garanta maior equilíbrio ao debate.

A possível mudança ocorre em meio a preocupações sobre o impacto institucional da medida, especialmente diante da resistência do Supremo Tribunal Federal (STF) à concessão de anistia aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes.

Uma das alternativas cogitadas é a escolha de um relator capaz de articular um texto que contemple tanto os defensores quanto os críticos da proposta, facilitando um consenso entre as diferentes correntes do Congresso.

A inclusão do projeto na pauta da próxima semana já conta com o apoio de partidos como PL, Novo, PSD e PP. Enquanto isso, legendas como União Brasil, Republicanos, Podemos e a federação PSDB-Cidadania devem se reunir nos próximos dias para definir sua posição quanto à tramitação da matéria no plenário.

Rodrigo Valadares CCJ PL da Anistia Jair Messias Bolsonaro Hugo Motta

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!