O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) passou a disponibilizar, por meio do Observatório TCE, informações detalhadas sobre Emendas Parlamentares, inclusive as chamadas "Emendas Pix" transferências especiais feitas pelo Governo Federal diretamente a municípios e ao Estado, sem necessidade de convênios ou parcerias formais.
A novidade reúne dados extraídos de fontes oficiais, como o sistema Transferegov e o Tesouro Nacional Transparente, organizados por meio de gráficos e informativos de fácil compreensão.
Entre as informações disponíveis estão o ente beneficiado, parlamentar autor da proposta, data e valor transferido.
De acordo com o diretor de Modernização e Tecnologia do TCE, Miguel Melo, a iniciativa reforça o papel do Tribunal na promoção da transparência. "Nosso objetivo é facilitar o acesso a informações públicas relevantes, promovendo uma gestão mais aberta e permitindo que o cidadão acompanhe de perto a aplicação dos recursos públicos", destaca.
O Observatório TCE foi criado com o objetivo de reunir, em um só espaço, dados sobre despesas públicas e atos administrativos de interesse do cidadão, fortalecendo o controle social e a fiscalização das políticas públicas.
Os dados podem ser acessados clicando em "Observatório TCE", no campo inferior da página inicial do site da Corte de Contas.
Tribunal de Contas do Estado de Sergipe