A prefeitura de Aracaju iniciou a gestão de forma planejada e focada no desenvolvimento e resolução e das atividades. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), durante os 100 dias de gestão realizaram ações importantes buscando impulsionar e melhorar projetos para o início de uma nova Aracaju.
Segundo o secretário de infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Guimarães, a prioridade foi organizar e firmar compromissos para o bom funcionamento das obras na cidade. "Desde janeiro estamos empenhados em reorganizar as atividades. Conseguimos recursos, fizemos cobranças às empresas para dar agilidade e mais atenção nas mais de 60 obras que estão em execução, bem como mudança de projetos para a inclusão de arborização nas praças , e o mais importante, buscamos no nosso dia a dia atender as demandas dos moradores realizando várias atividades operacionais nas ruas de Aracaju", explicou.
O presidente destacou ainda que as atividades nos setores de habitação e urbanismo, foram impulsionadas. "Tornar o serviço mais ágil para atender a população está sendo um ponto primordial na gestão, sendo assim, nos setores de urbanização atendemos um número de demandas maior em comparação ao ano passado, totalizando 776 processos finalizados e conseguimos uma arrecadação de mais de 2 milhões. No quesito habitação, analisamos e readequamos casas dos projetos habitacionais para que atendam cada família, estamos indo em busca de recursos para novas casas no Santa Maria, e participando de reuniões focadas na revitalização do centro de Aracaju, especificamente nos prédios abandonados e desocupados", disse Sérgio Guimarães.
De janeiro a março, as atividades da Diretoria Operacional focou em ações que fizeram a diferença na vida e no dia-a-dia dos moradores. Nesses meses, 18 bairros de Aracaju receberam serviço de recomposição asfáltica, totalizando 78 ruas. Foram realizados tapa-buracos em alguns pontos da cidade, totalizando uma área de 30.554,06 (m²). As ações de desobstrução e limpeza de fossa foram realizadas de acordo com a demanda, sendo assim, tivemos 183 ruas que receberam o serviço. Além disso, a diretoria realizou 131 serviços de terraplanagem em várias ruas dos povoados.
O diretor do Operacional, Diego Carvalho, explicou que nesses primeiros meses foram realizadas ações significativas. "A construção da passarela que dá acesso à praia nos arcos da Orla de Atalaia foi um marco nesses primeiros meses de gestão, em poucos dias resolvemos um problema que se arrastava há anos, e o melhor, com nosso próprio material", destacou.
Durante os 100 dias a gestão da Emurb fez ações para que as obras seguissem de forma séria, foram feitas notificações às empresas para dar celeridade nos andamentos das praças e obras que estavam em passos lentos, a exemplo da Praça Laudelino Graciliano Mateus. "Para que essa obra que essa praça fosse entregue, cobramos rapidez e conseguimos adiantar 43 dias de entrega, além dessa, temos outras que serão entregues ainda nesse primeiro semestre", disse o diretor de obras, Valter Castro.