Foto: Secom-Macambira
Celebramos hoje o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, um transtorno ainda pouco conhecido, mas presente na vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça a importância de debatermos sobre o tema, buscando reduzir a discriminação e o preconceito, frequentemente causados pela desinformação.
Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) podem se manifestar de diversas formas, variando conforme as características individuais de cada pessoa. Geralmente, os sintomas incluem dificuldades em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, problemas de fala e, em alguns casos, ausência de comunicação verbal.
Considerando a complexidade dos casos, o tratamento com uma equipe multidisciplinar é crucial para melhorar a qualidade de vida das pessoas com o transtorno, contribuindo para a construção de estratégias de intervenção personalizadas para cada paciente.
No município de Macambira, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, desde 2024, o programa "Sonhos Inclusivos", uma iniciativa da administração municipal para auxiliar os pais de, pelo menos, 50 crianças identificadas com o transtorno no município na construção de ações de saúde que melhorem a qualidade de vida de seus filhos. O programa conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de psicologia, psicopedagogia, nutrição, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, assistência social e enfermagem.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Acácia Costa, a iniciativa representa a concretização de um objetivo almejado, pautado na melhoria das condições de saúde e qualidade de vida dos pais dos assistidos.
"Reconhecemos os desafios enfrentados pelos pais de crianças com necessidades especiais, especialmente na ausência de suporte adequado. Por essa razão, nos unimos a eles, reiterando nosso compromisso com o cuidado e a inclusão. O programa Sonhos Inclusivos materializa um antigo anseio, alicerçado no pilar fundamental de promover o bem-estar", afirmou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Macambira