Mais de dois mil atletas participaram do percurso de 24 km da Corrida Cidade de Aracaju, realizada neste sábado, 29. A prova teve largada na cidade de São Cristóvão e chegada na Praça Fausto Cardoso, marcando o encerramento das comemorações dos 170 anos da capital sergipana. O evento foi promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp).
Considerada a maior corrida de rua do Norte e Nordeste, o percurso de 24 km atrai atletas de alta performance do Brasil e de outros países. Em 2025, a competição completou quatro décadas de realização, consolidando-se como um dos principais eventos esportivos da região. Os grandes vencedores da categoria principal foram Justino Pedro da Silva (1º lugar), Givaldo Araújo de Sena (2º lugar) e João Marcos Santos (3º lugar).
Aos 40 anos, Justino Pedro conquistou o tricampeonato da prova. Natural de Petrolina, ele celebrou a vitória e elogiou a organização do evento. "É um prazer estar aqui novamente. Já fui campeão duas vezes e agora sou tricampeão da Corrida Cidade de Aracaju. Vim preparado para disputar e, graças a Deus, conquistei mais uma vitória. Durante o ano passado, participei da Meia Maratona de Padre Cícero, no Rio Grande do Norte, onde também fui campeão. Estive em uma sequência de provas e vim confiante. Só tenho a agradecer a Deus e a todos os envolvidos na organização desta corrida maravilhosa, que cresce a cada ano. Espero estar aqui novamente no próximo ano", almeja o atleta.
Já João Marcos, de 29 anos, que deixou a profissão de servente de pedreiro para se dedicar à corrida de rua, conquistando o terceiro lugar. "Para mim, é uma honra colocar Sergipe entre os três primeiros colocados, pois a Corrida Cidade de Aracaju é uma das provas mais difíceis do Norte e Nordeste. A torcida ao longo do percurso foi surreal, e isso me motivou bastante. São dez anos de dedicação ao esporte e sonhando em um dia vencer essa prova. Um dia, vamos colocar Sergipe no lugar mais alto do pódio", declarou João Marcos.
O secretário da Sejesp, Aquiles Silveira, destacou o crescimento do evento. "Estamos muito felizes porque, nesta 40ª edição, a corrida trouxe algo surpreendente: 10 mil atletas inscritos, um recorde no Norte e Nordeste. Como corrida pública, é a maior do Brasil realizada por uma prefeitura. É uma prova para todos, que reúne atletas profissionais e amadores. Tivemos toda a estrutura montada com apoio da Polícia Militar, SMTT, Guarda Municipal e de várias secretarias municipais, garantindo segurança e organização. A Prefeitura de Aracaju realizou a maior edição de todos os tempos", afirmou.
No total, 2.843 atletas se inscreveram para o percurso de 24 km, entre eles a técnica de enfermagem Maria do Carmo Cruz, de 67 anos, natural de Arapiraca (AL). Ela acumula títulos como campeã do Nordeste, tricampeã da Copa do Brasil, campeã sul-americana e mundial. "Iniciei na corrida de rua aos 60 anos, e isso prova que a gente pode. Hoje, tenho 230 medalhas e 130 troféus. Esta é minha quinta participação na Corrida Cidade de Aracaju. Já disputei provas pelo Brasil e até no exterior, mas essa é minha preferida. O percurso é lindo, e o acolhimento do povo é incrível. A torcida nos incentiva a cada quilômetro", declarou.
O contador Tadeu Fontes, de 45 anos, também saiu de Alagoas para disputar a prova. "Minha família mora em São Cristóvão. Apesar de morar em Maceió, sempre venho para essa corrida, pois ela se tornou uma tradição. Além do desafio esportivo, o evento nos proporciona reencontros com amigos e familiares", disse.
A corrida também movimentou o comércio em São Cristóvão. A comerciante Givalda dos Santos, de 70 anos, contou que os preparativos para as vendas começam 15 dias antes do evento. "Nos preparamos para receber os atletas. Nosso produto mais vendido é a queijada. Além disso, oferecemos café e doces para dar um reforço na alimentação dos competidores. Também servimos de ponto de apoio para os atletas. Esse evento é muito importante para os moradores e para toda a cidade", destacou.