O ex-vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro, foi denunciado pelo Ministério Público estadual sob acusação de abuso de poder por invadir instituições de acolhimento de crianças e adolescentes em situações de risco para gravar vídeos.
Segundo as acusações , em três ocasiões, em 2021, Gabriel Monteiro se aproveitou do momento em que funcionários abriram o portão para prestar informações e invadiu os locais. Em dois casos, ele estava acompanhado de homens armados.
A denúncia do MP relata que o então parlamentar ia às instituições sempre à noite, sem ordem judicial, aviso prévio ou autorização da direção, além de fora de horário e em desacordo com as normas da Câmara dos Vereadores.
Ex-policial militar, Monteiro está preso desde novembro de 2022 sob acusação de estupro. Meses antes, ele teve o mandato de vereador cassado por quebra de decoro parlamentar, após suspeitas de prativar sexo com uma adolescente e forjar vídeos para seu canal no YouTube.
O advogado Sandro Figueiredo, que defende o ex-vereador, afirmou que todas as atitudes de seu cliente “sempre foram pautadas na legalidade”.
Diário do Poder