A ausência da candidata à prefeita de Nossa Senhora do Socorro, Carminha Paiva (Republicanos), no debate promovido pela FAN FM no último dia 22 tem gerado grande repercussão nas redes sociais e entre os eleitores do município. O evento, que foi transmitido na emissora de prefixo 99.7 e no canal do YouTube do Grupo de Comunicação, esperava contar com a presença de todos os candidatos, mas Carminha surpreendeu a todos ao cancelar sua participação poucas horas antes do início, alegando problemas de saúde.
Nas redes sociais, a “fuga” de Carminha tornou-se alvo de críticas e piadas. Um meme que circula em grupos de WhatsApp traz a imagem de um cartaz de “procura-se”, com a seguinte mensagem: “PROCURA-SE. Está desaparecida, uma senhora de 56 anos, mulher de um padre. Ela foi vista pela última vez, no dia 22 de agosto, indo ao Colégio Módulo. Qualquer informação ligar para 3252-4080 (Fan FM).”
A estratégia da candidata, que já havia demonstrado aversão a confrontos públicos semelhantes, parece estar se tornando uma marca de sua campanha. Assim como o prefeito Padre Inaldo Luís da Silva, Carminha Paiva aparenta evitar debates e eventos jornalísticos que exigem confronto direto de ideias com seus oponentes: Clécia Carvalho, Coronel Pontual e Samuel Carvalho. A repetição desse comportamento, sobretudo a maneira como foi comunicada — apenas duas horas antes do início do debate —, fortaleceu a fama de “fujona” que muitos estão atribuindo à candidata.
Em nota enviada à FAN FM, a assessoria de Carminha informou que a candidata passou mal durante um ato de campanha e precisou ser internada devido a fortes dores na coluna. No entanto, essa justificativa não foi suficiente para acalmar os ânimos dos eleitores e analistas políticos que questionam se a candidata comparecerá aos próximos debates ou se novamente apresentará uma desculpa de última hora.
A postura de Carminha Paiva tem levantado dúvidas sobre a eficácia de sua estratégia, especialmente porque ela não lidera as pesquisas de intenção de voto. Para complicar ainda mais sua situação, a advogada e agente de saúde Clécia Carvalho, que representa uma terceira via, tem ganhado espaço e cresce a cada pesquisa, apresentando-se como uma candidata forte e capaz de assumir a prefeitura.
Clécia Carvalho, uma mulher negra, mãe de quatro filhos, pós-graduada em Gestão Pública, tem se destacado como uma figura que contrasta fortemente com Carminha Paiva. Sua presença e disposição em participar dos debates podem ser vistas como um indicativo de que os eleitores estão em busca de um novo perfil de liderança, algo que Carminha, ao se esquivar dos confrontos, pode estar subestimando.
Com novos debates sendo agendados, a expectativa agora gira em torno de uma pergunta simples: Carminha Paiva vai finalmente participar e enfrentar seus oponentes ou mais uma vez apresentará uma justificativa e ficará ausente? Enquanto essa resposta não vem, o impacto de sua ausência continua a repercutir negativamente, podendo influenciar decisivamente o rumo da campanha.