Sergipe será homenageado no Carnaval 2024 de São Paulo 

Sergipe será homenageado no Carnaval 2024 de São Paulo 

Restaurante e Casa de Forró Cariri, que representará o ‘País do Forró’ no Sambódromo do Anhembi, será retratado no carro Abre Alas da agremiação 

Este ano, Sergipe estará em evidência no Carnaval de São Paulo. O Restaurante e Casa de Forró Cariri representará o estado, conhecido como o ‘País do Forró’, no desfile da X9 Paulistana, neste sábado, 3, no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista. A escola de samba bicampeã apresentará o enredo ‘Nordestino Sim, Nordestinado Não’, ressaltando a importância do povo nordestino no Brasil. Vale ressaltar que a homenagem conta com apoio cultural do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

O objetivo da agremiação paulistana é apresentar as riquezas culturais na região Nordeste, como as festas juninas, reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e muitas manifestações religiosas cristãs e afro-brasileiras. “É uma honra fazer esse enredo este ano, homenageando todo o nosso Nordeste por meio da cultura, alegria, arte, artesanato. A gente está realmente muito feliz por essa homenagem”, afirma Reginaldo Tadeu Batista de Souza, o Mestre Adamastor, presidente da agremiação e mestre de bateria da escola de samba.

Nesse contexto, o Cariri e Sergipe surgem como inspiração para a X9, que, de acordo com Mestre Adamastor, é um dos pontos principais da homenagem ao Nordeste. “É uma honra ter no nosso enredo o ‘País do Forró’ e um dos mais tradicionais restaurantes e casas de forró do nosso país, o Cariri, que vai ser retratado no nosso carro Abre Alas. É muito gratificante ter isso no enredo da nossa escola de samba bicampeã do Carnaval de São Paulo. Nossa comunidade está muito lisonjeada por oferecer essa homenagem a esse povo que merece tantas glórias”, exalta.

Mestre Adamastor evidencia um ponto importante: a comissão de frente vai retratar justamente o ritmo nordestino e, segundo ele, faz analogia a Sergipe, considerado o ‘País do Forró’. “Nos sentimos muito honrados por representar Sergipe por meio da dança, dentro de um enredo tão rico que fala do Nordeste. Sergipe é um dos pontos principais do nosso enredo, sendo homenageado na comissão de frente, retratando a dança, o forró, e no carro Abre Alas, tendo a representatividade desse grande restaurante, que é o Cariri”, explica.

 Divulgando Sergipe

 O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, ressalta que o restaurante típico e casa de forró em Sergipe é conhecido mundialmente, sendo um dos ícones na tradição junina que contribui para fortalecer o turismo do estado. “Essa homenagem traz brilho ao ‘País do Forró’, como nosso estado é conhecido, algo que também será exaltado no desfile, gerando a oportunidade de promover nossos atrativos juninos em São Paulo e no Brasil”, comenta. Na quinta-feira, 1º, haverá o último ensaio e o desfile, no dia 3, será divulgado pela imprensa nacional, a exemplo da Agência Estado, Quem, Guia da Folha, Terra,  Portal G1 e UOL. Além disso, os portais Conexão Carnaval, RSZD, Carnavalesco e Liga SP farão transmissão ao vivo pelo Instagram e YouTube. 

Marcos Franco salienta, ainda, que se trata de uma promoção não somente para o aspecto cultural de Sergipe, mas, também, para o destino turístico. “Sergipe tem ganhado mais visibilidade no mercado nacional graças aos investimentos e eventos promovidos pelo Governo de Sergipe, por meio da Setur. Essa é uma oportunidade de divulgar nosso estado para o mundo a partir da mídia espontânea que a maior festa popular brasileira possibilita”, considera.

Reconhecimento

O proprietário do Cariri, José Hamilton de Santana, está muito feliz com o reconhecimento, que, na opinião dele, se estende ao trade turístico do estado. Segundo o empresário, foi o sucesso nas redes sociais que atraiu a atenção da X9 Paulistana para o restaurante que mantém as tradições nordestinas ao misturar gastronomia típica e forró. “Ser convidado para fazer parte da escola de samba no Carnaval paulistano é uma honra não só para mim, mas, também, para o estado. Sergipe será homenageado como o ‘País do Forró’. Tudo isso me engrandece muito. Até porque são mérito e reconhecimento que ninguém toma de mim mais nunca. Meus netos e bisnetos vão saber que o Cariri e Sergipe foram homenageados com destaque em uma escola de samba. Agradeço a Deus por esse reconhecimento”, declara Seu Hamilton.

O Restaurante e Casa de Forró Cariri tem 23 anos. Foi fundado logo depois que Seu Hamilton, então funcionário da Petrobras, se aposentou. Ele investiu todas as economias na concretização do sonho de unir as delícias da culinária sergipana com o mais famoso ritmo nordestino. Na época, ele relembra, houve certa resistência das pessoas, que não acreditaram no projeto. Em virtude disso, o estabelecimento passou por dificuldades até se tornar referência e ícone das tradições juninas em Sergipe ao longo de mais de duas décadas. “Fui fazendo as coisas sem visar receber nada. Faço de coração, por amor. Faço com muito orgulho, com muito amor a Sergipe”, afirma o legítimo sergipano do Povoado Gado Bravo, no município de Nossa Senhora das Dores.

ASN – Agência Sergipe de Notícias