Fotos: Janaína Santos/Assessoria de Comunicação
Na noite desta sexta-feira, 06, o Oratório de BebĂ©, em Aracaju, foi palco de um grande ato polĂtico que reuniu milhares de militantes petistas de todo o estado. Com o espaço completamente lotado, o senador RogĂ©rio Carvalho (PT/SE) lançou oficialmente sua candidatura à presidĂȘncia do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores em Sergipe (PT/SE) pela chapa "Eu acredito na força do PT".
O evento tambĂ©m marcou o lançamento de mais de 60 chapas municipais que compõem o agrupamento polĂtico liderado por RogĂ©rio, reafirmando o compromisso com o fortalecimento da estrutura partidĂĄria em todos os municĂpios sergipanos. Segundo o senador, a iniciativa Ă© um movimento de reafirmação das raĂzes petistas, da importância do trabalho coletivo e do papel estratĂ©gico do partido na reconstrução do Brasil.
"No ano que vem, completarei 40 anos de militância. E, nesses 40 anos, meus companheiros e minhas companheiras, sempre estive onde estou. Nunca mudei absolutamente nada, a não ser aquilo que acumulamos juntos", afirmou RogĂ©rio Carvalho em um discurso marcado por emoção, unidade e defesa intransigente do legado petista.
Militância como força motriz do PT
Durante a plenĂĄria, Carvalho fez questão de exaltar o papel da militância como o verdadeiro motor do Partido dos Trabalhadores. "O mandato que exerço Ă© apenas o acĂșmulo de tudo que o Partido dos Trabalhadores e o povo de Sergipe confiaram a este partido - por meio de mim - a possibilidade de exercer. Mas o militante continua o mesmo", ressaltou.
"Apesar das tentativas de dizerem que hĂĄ militantes melhores do que outros, que hĂĄ quem tenha "DNA nobre", isso não dialoga com a nossa história. A ideia de que existem os "bons", os "melhores", e que, por isso, merecem um lugar de destaque, não representa a nossa história", acrescentou.
Para ele, a unidade partidĂĄria em torno de uma causa comum Ă© o que fortalece o PT. "Nossa história Ă© feita de luta coletiva. Isso Ă© o que nos unifica. Ă o que nos faz fortes: a causa e a unidade em torno daquilo em que acreditamos", reforçou.
Projeto nacional começa em Sergipe
Ao apresentar sua candidatura, RogĂ©rio reiterou que a eleição do Diretório Estadual Ă© mais do que uma disputa interna. "Estamos iniciando hoje a disputa de 2026 - a disputa por um projeto de paĂs, contra os que querem concentrar toda a riqueza nas mãos de poucos", anunciou.
"Não vamos transformar essa eleição em um mero exercĂcio burocrĂĄtico. Vamos colocar energia para fazer todos os diretórios, inclusive o estadual, os mais fortes que jĂĄ tivemos", completou.
Ele reforçou, com isso, que a vitória do grupo polĂtico que representa não Ă© uma vitória pessoal, mas coletiva: "Essa vitória serĂĄ o sĂmbolo da nossa resistĂȘncia, de um coletivo que, mesmo açoitado moralmente por mais de dois anos, jamais se dobrou", destacou.
"Quem reĂșne esse povo todo, numa sexta-feira à noite, sem cargo, sem mĂĄquina? Só o PT. E só a vontade de contribuir para melhorar a vida do outro", disse.
Olhar para o futuro
Ao encerrar seu discurso, o senador fez um chamado à mobilização e à esperança. "Em 2028, não teremos apenas seis prefeitos. Vamos eleger quinze, vinte, porque esse Ă© o desejo do povo que estĂĄ aqui, nesta plenĂĄria. Por isso estamos aqui para reafirmar o rumo que queremos para o nosso partido, para Sergipe e para o Brasil", revelou.
"Liderança não Ă© autoproclamação. Liderança se conquista com luta, trabalho, compromisso. E Ă© por isso que, no dia 6 de julho, temos um compromisso com cada um de nós", concluiu.
Fonte: Assessoria de Comunicação/RC