Por volta das 3h da madrugada desta quinta-feira, 13, em meio a uma chuva intensa, mais de 35 famílias no Assentamento Terra Santa, no bairro Moema Mary, zona norte de Aracaju, foram surpreendidas por equipes da Prefeitura de Aracaju, acompanhadas por autoridades policiais. A ação resultou na demolição das moradias da comunidade, gerando grande indignação entre os moradores.
Segundo relatos dos residentes, as máquinas chegaram destruindo tudo, sem permitir que os moradores retirassem seus poucos bens pessoais. “Covardia, três horas da manhã expulsando todo mundo de dentro de casa, batendo. Estamos comendo hoje bolachão com água. Tá tudo destruído, só tiraram nós de dentro e passaram as máquinas, não deram nem motivo para nós tirar as coisas de dentro, jogaram tudo aí. Nós vai dormir hoje aonde?”, desabafou um dos moradores.
Outro morador responsabilizou o prefeito Edvaldo Nogueira pela ação. “Eles alegaram que vieram com uma ordem e nós procuramos saber logo cedo, pela manhã, e não teve ordem nenhuma. O culpado disso tudo é você, Edvaldo Nogueira. Perdemos geladeira, televisão, guarda-roupa, fogão, e aí como é que fica o prejuízo? Fora o espancamento, houve espancamento com um dos moradores, ele está sem poder andar, eu provo, covardia!”, afirmou.
A situação de desespero foi ainda mais intensificada para Israel, entregador por aplicativo, que viu suas poucas posses destruídas. “Sou motorista de aplicativo com moto alugada, preciso pagar a moto amanhã, aluguel dia 20 e não vou ter como pagar nem aluguel e nem moto. Agora estou sem moradia e sem nada. Levaram meu fogãozinho elétrico, ventilador, deixaram só a bagaceira. Esbagaçou tudo, já não tinha nada e acabaram com tudo”, lamentou. Até o momento, não há informações sobre aluguel social ou abrigos públicos para as famílias afetadas.
Por: Elder Santos