Nesta sexta-feira (15), o dia começa com céu encoberto em todo o território do Centro-Oeste. Pancadas de chuva rápidas no Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso, exceto no sul goiano e norte mato-grossense. Chove também no centro-norte e pantanais de Mato Grosso do Sul.
À tarde e à noite, a previsão indica predomínio de muitas nuvens e as chuvas ficam intensas nesses locais, acompanhadas de trovoadas, e avançam para todo o estado de Mato Grosso.
São previstos acumulados de chuva, devido à combinação do calor e alta umidade no Centro-Oeste.
O Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, emitiu um alerta para onda de calor para Mato Grosso do Sul. A temperatura fica 5ºC acima da média até o dia 16 de março, abrangendo municípios como Aquidauana, Corumbá, Costa Rica e Jardim.
Entre os cuidados recomendados estão:
- aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
- evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
- mantenha ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água;
- busque ajuda se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça.
Também foi emitido um alerta para risco de chuvas intensas, com acumulado entre 50 e 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes. Este alerta é válido para o Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso, incluindo cidades como: Goiânia (GO), Luziânia (GO), Confresa (MT) e Pontes e Lacerda (MT).
A temperatura mínima fica em torno de 20°C, em Brasília, no Distrito Federal, e a máxima prevista é de 39ºC, em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia e Ministério da Saúde.
Fonte: Brasil 61
+ There are no comments
Add yours