A Alese promoveu dia 08 de março, às 10h, no plenário da Casa Legislativa, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a solenidade de outorga da Medalha Quintina Diniz, primeira deputada estadual por Sergipe, pelo partido UDN, que iniciou a vida política em 1934, deixando como legado, a luta pelo empoderamento feminino.
A solenidade contou com a participação de diversos parlamentares, além de familiares e amigos que prestigiaram as mulheres homenageadas.
O deputado estadual Netinho Guimarães homenageou a liderança do baixo São Francisco, Maria Estela Guimarães Santos, 91 anos, natural de Japoatã, professora aposentada do Estado de Sergipe.
A vida de Estela Guimarães sempre foi voltada para realização de trabalhos sociais e na saúde em prol da população mais carente. No ano de 1988, ela fundou a Associação Comunitária Nossa Senhora do Desterro, em Japoatã, durante sua presidência na associação, construiu mais de 500 casas populares no município. Também fundou o Hospital de Japoatã, que continua funcionando até os dias de hoje, prestando assistência médica para os populares da região ribeirinha.
A trajetória de vida de Estela Guimarães a credencia a receber da ALESE no Dia Internacional da Mulher o diploma e medalha Quintina Diniz, devido tantas contribuições e serviços de amor ao próximo, com uma vida altruísta e contagiante.
Durante a solenidade, dona Estela esteve acompanhada das filhas: Angélica Guimarães, conselheira do Tribunal de Contas e Vera Guimarães, professora do Estado.
“Essas mulheres receberam a comenda que tanto orgulha a Assembleia Legislativa de Sergipe, pois esta honraria é a síntese genuína do reconhecimento às mulheres que destacadamente promovem a pessoa humana e contribuem para que a nossa sociedade sergipana possa ser mais justa e fraterna”, destaca o deputado.
Por Assessoria Parlamentar