Enquanto potencial produtor de gás e petróleo, o Estado de Sergipe vem se destacando no cenário de transição energética como um local de grandes oportunidades e desenvolvimento. O consultor no setor de Petróleo e Gás, o engenheiro de petróleo, Tales Andrade Almeida, analisa esse momento promissor para o setor em Sergipe.
O especialista, no último mês de dezembro foi o único sergipano homenageado no Prêmio Valor Empresarial, realizado em Linhares, no Espírito Santo, na categoria de Consultoria em Engenharia de Poços de Petróleo, por serviços prestados no segmento de suporte técnico-operacional às empresas envolvidas na exploração e produção de petróleo e gás natural.
Tales destaca que o estado de Sergipe será responsável, já nos próximos anos, pela produção de cerca de 20% de todo o gás natural gerado no país. “Sergipe desponta para ser a grande estrela nacional e mundial do setor de petróleo, gás e energia. A busca por consolidar combustíveis reconhecidos como menos nocivos às emissões de gases de efeito estufa rumo à transição energética coloca o nosso estado no eixo da produção de gás natural para todo o Brasil”, avalia o consultor em Petróleo e Gás.
Ele pondera que a retomada do crescimento de Sergipe no setor atribui-se aos investimentos e visão inovadora da atual gestão do Governo do Estado. “É notório que o Governo tem se empenhado para acompanhar o desenvolvimento de negócios e atrair mais investimentos para o setor, além de estar atualizando a legislação existente na área regulatória e tributária na busca da melhoria da infraestrutura do estado. Eu vejo também um esforço para recuperar distritos industriais existentes e criar novos espaços, de forma a facilitar a chegada de investidores. Além de cultivo de uma relação institucional amistosa com o Governo Federal que tem visado encontrar as melhores alternativas para execução dos projetos”, pontuou.
PAC, pesquisas e desenvolvimento
O anúncio, no semestre passado, do repasse de R$ 136,6 bilhões advindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal eleva Sergipe à posição de estado do Nordeste que mais receberá recursos do programa. O valor chega ao Estado com destino certo, sendo reservado, em sua maioria, a obras de tráfego rodoviário, moradia e infraestrutura no setor de petróleo e gás.
“Os investimentos que Sergipe deve fazer no setor com os recursos advindos do PAC, além dos investimentos que já estavam sendo realizados desde o início do ano passado, levou o nosso Estado a ser foco de estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), através da FGV Energia. A notícia foi divulgada na última sexta-feira, dia 26, e aponta que os pesquisadores João Victor Marques e Thalita Barbosa são os responsáveis pela pesquisa que se direciona justamente ao objetivo de entender a analisar o impacto econômico dos investimentos de óleo e Gás no Estado de Sergipe”, ressalta o especialista.
Temas como regulação, tributação, infraestrutura, competitividade e tarifas são abordados na pesquisa que realizou mais de 40 entrevistas para embasar a análise sobre os temas. “O resultado será apresentado durante a 2° edição do Sergipe Day, que está previsto para acontecer em 12 de março, no Rio de Janeiro. Confesso que já estou ansioso para conferir os resultados desta pesquisa, pessoalmente, durante o evento”, prospectou Tales.
Por Miza Tâmara – Assessora de Comunicação e Imprensa
+ There are no comments
Add yours